PEPE

O QUE É O PEPE? PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR.

FILOSOFIA

É uma preparação para o processo de ensino na escola formal. É o período introdutório de uma nova etapa na vida da criança, ou seja, a fase da escolarização. Ao contrário do que se pensa, não é simplesmente um lugar onde os pais podem deixar seus filhos com segurança enquanto trabalham. Mas, sim o lugar onde elas vão adquirir e aprimorar pré-requisitos para o bom desempenho e acompanhamento do processo de ensino, bem como o processo de socialização e cidadania. O objetivo da educação infantil é preparar a criança, fornecendo-lhe estrutura principalmente para o período de alfabetização, no desenvolvimento dos seguintes aspectos:

  • Biológico

  • Psicológico

  • Cognitivo

  • Cultural

  • Social

  • Perceptivo, motor e sensorial

  • Físico

  • Criativo e artístico
Freqüentar o PEPE, sem dúvida, faz diferença no desempenho do aluno durante a alfabetização. No PEPE, a criança desenvolve os aspectos citados acima, que são de grande importância, pois servem de alicerces para todo o processo de educação. Como alicerces, fornecem firmeza, confiança e segurança a fim de que possa enfrentar a fase da alfabetização, consciente de sua capacidade, valor e inteligência, dando-lhe suporte para superar as dificuldades, sem ser desestimulada. Ao mesmo tempo, começa a aprender a viver em sociedade, aprende a respeitar regras e pessoas diferentes daquelas com as quais convive em sua casa. Desta forma, sua adaptação à escola, um ambiente ainda maior e com mais diferenças, será muito mais fácil e mais tranqüila, pois a criança já passou pela experiência de vida em comunidade.
O PEPE, além de manter estes objetivos comuns a toda proposta pedagógica da educação infantil, também abraça outros, por estar fundamentada na fé cristã, e por apreciar a situação socioeducativa da criança menos favorecida de recursos, que será beneficiada pelo programa.

O PEPE destaca como fundamentais mais dois objetivos:

1 – Proporcionar às crianças na sua carência social, um ensino de qualidade, equiparado ao ensino público ou particular, oferecendo-lhe a mesma oportunidade de outras com melhores condições financeiras, de apresentar um bom rendimento escolar, para dar continuidade ao seu processo de alfabetização e aprendizagem.
2 – Proporcionar às crianças e a sua comunidade, em sua carência e necessidade, uma oportunidade de experimentar o amor e conhecer o valor dos princípios cristãos.
JUSTIFICATIVA
A desigualdade social é uma questão presente na nossa realidade. As causas, as razões e os transtornos são inúmeros e, sem dúvida a exclusão social é resultante dos desajustes sociais.
A violência também faz parte desse universo, suas marcas são profundas e avassaladoras, nos traz inquietude, desconforto e tristeza por vermos tantos semelhantes se autodestruírem, jogando fora aquilo que Deus lhes deu de mais precioso, a vida.
Muitas vezes são pessoas com oportunidades de futuros brilhantes, mas desacreditadas, sem rumo, sem fé. Uma geração com tantos recursos para uma vida satisfatória, mas tão vazias de esperança. Pois desconhecem a plenitude da vida, a alegria verdadeira, aquele que nos pode dar esperança. Nesse contexto encontramos pessoas ainda muito jovens, que já trazem da infância uma carga de amargura, de decepções, castradas dos seus sonhos e sem perspectivas de futuro.
Diante dessa realidade, cabemos uma reflexão, o que podemos fazer para reverter esse quadro? Sabemos que não podemos mudar o mundo, mas se unirmos força, se investir-mos nas crianças, muitas coisas iremos conseguir. Nesse sentido, tomamos como desafio de alcançar e desenvolver um trabalho com crianças, independentemente da posição social, da crença e dos costumes de suas famílias, pois o plano de Deus e o projeto de Deus são para todos.
O PEPE oferecerá atividades sócio-educativas, no intuito de ajudar as crianças na construção de conhecimentos, procedimentos e atitudes que lhes favoreçam a inclusão social nos seus diferentes contextos. O PEPE também promoverá a participação da família em atividades culturais e profissionalizantes, para que haja uma inclusão plena de todos os pares.

OBJETIVO

Oferecer as crianças a oportunidade de expandir os conhecimentos básicos formais, para o enfrentamento dos desafios do cotidiano, bem como o contato com os ensinamentos Sagrados para nutrição física, mental e espiritual das mesmas. Considerando a importância desses conhecimentos para a inclusão social dos mesmos.

Coopere com o nosso Projeto e ajude a transformar a realidade social de crianças, adolescentes, jovens e vida do Sertão Nordestino.

Um comentário:

  1. Lindo. aprouve Deus que muitos outros, tal qual Pr. Silvany, se levante em defesa de um povo sofrido igual ao sertanejo, de forma especial as crianças que sâo as mais atingidas com desigualdade social deste Pais. Dalto Malheiros

    ResponderExcluir